Novo Link!!!

O "aventurafrica.blogspot.com" fica suspenso por tempo indeterminado. Assim surge "entreraizes.blogspot.com" para dar continuidade ao meu cantinho e estar perto de todos os que agora ficaram longe...



segunda-feira, 7 de abril de 2008

Dia da Mulher Moçambicana

Hoje é feriado nacional em Moçambique...é o dia da mulher moçambicana!
Perguntam vocês: Então além de dia internacional, a mulher moçambicana tem um outro dia especial?

Ok ok...eu explico.

Este dia é uma homenagem a Josina Machel (em solteira, Josina Muthemba). Foi uma das jovens que fugiu de Moçambique para se integrar na "FRELIMO" e lutar pela indepência do seu país. Em 1969, Josina casou-se com Samora Machel, a quem deu um filho. Morreu no dia 7 de Abril de 1971, vítima de doença. Com a independência de Moçambique, este dia foi consagrado como o Dia da Mulher Moçambicana.

É considerada um modelo de inspiração do movimento das mulheres tendo desempenhado um papel muito importante na luta pela libertação. Foi uma das fundadoras do Destacamento Feminino, Chefe da Secção dos Assuntos Sociais e da Secção da Mulher no Departamento de Relações Exteriores da FRELIMO.


“Antes da luta, mesmo na nossa sociedade, as mulheres tinham posição inferior. Hoje na FRELIMO, a mulher moçambicana tem voz e um importante papel a desempenhar, pode exprimir as suas opiniões; tem liberdade de dizer o que quiser. Tem os mesmos direitos e deveres que qualquer outro militante, porque é moçambicana, porque no nosso Partido não há discriminação baseada em sexo”.

Sem comentários: